Texto inacabado. Conferência proferida em 18 de agosto de 1955.
1955
Publicado no livro “Poder Nacional, Cultura Política e Paz Mundial”
INTRODUÇÃO
Ao receber o convite da direção desta Escola para realizar uma conferência apresentando uma interpretação da realidade brasileira, confesso que meu primeiro movimento foi o de recuo. Em primeiro lugar, porque não custa crer que algum estudioso tenha, sobre tema tão complexo, conclusões definitivas. Em segundo lugar, porque, no meu caso particular, ainda não me ocorrera uma tentativa de reduzir à síntese as reflexões sobre ele, que muitas vezes tenho apresentado parcialmente, inclusive nesta Escola.
Mas confesso que, familiarizado como estou com este auditório, ao qual tantas vezes tenho tido a coragem de apresentar reflexões inconclusas, achei que não haveria mal em submeter-lhe, uma vez mais, algumas tentativas de conceitos, com o propósito de receber mesmo, deste contato e desta oportunidade, sugestões construtivas que me permitissem amadurecer mais depressa aquelas reflexões.
São, portanto, reflexões in fieri as que apresento, sem a pretensão de que elas contenham nada de comprovado e definitivo, mas apenas algumas ideias em caminho, ideias que espero um dia reduzir à síntese mais válida.
* * *
O ponto de partida de qualquer reflexão sobre a realidade brasileira parece-me ser uma investigação do objetivo, a que tem sido endereçada até hoje, consciente ou
Download do texto completo