Saudação a Narcélio de Queiroz
Tenho a honra de dirigir a V. Exa a saudação dos advogados que militam no foro da Capital da República.
A solenidade, que hoje nos reúne em torno da sua pessoa, periodicamente congrega a classe forense em preito de confiança e de homenagem a um novo juiz de conselho. A sua reiteração, contudo, não lhe diminui, nem uniformiza o significado.
Cada juiz novo, de que se enriquece o Tribunal, é um homem diferente, e o que a sua personalidade contém, e projeta na vida judiciária do país, tem um sentido próprio, um valor único e irrepetido.
Tal é o privilégio da personalidade. Ela vivifica as funções em que se investe, e, ao mesmo tempo que recebe destas uma graça de estado, a elas transmite os infungíveis atributos da sua natureza.
Eis porque a criação de um novo desembargador, ou de um novo ministro, afeta a seu modo o próprio destino do poder judiciário.
Há personalidades, muitas vezes ricas de atributos, que entram em choque com a investidura, e há outras feitas para ela, que nela aplicam, e através dela multiplicam todas as suas qualidades, alimentando com sua contribuição individual a vida da instituição a que se incorporam.
É essa equação entre o homem e o cargo, entre a personalidade individual e a função pública, que dá a solenidades como a de hoje um sentido sempre novo. Por isso é natural que os nossos espíritos se voltem para a personalidade do oblato, e nela procurem descobrir e assinalar os traços peculiares, que ele pode imprimir ou acentuar no colégio em que ingressa. Quebra-se, assim, por um momento, o recato que nos impede de expor à luz crua da opinião a figura intelectual e moral de um magistrado. Com a franqueza confidencial, que é o privilégio das grandes ocasiões, podemos falar, não dos seus atos, mas dele próprio, não de suas opiniões vazadas em sentenças, mas das próprias peculiaridades de sua formação intelectual.
Vem V. Exa, Sr. Desembargador, da magistratura de primeira instância, cujas varas de competência geral ou especializada percorreu, trazendo para o seio deste tribunal a mais preciosa das reputações, que podem ornar uma carreira de magistrado: a reputação de uma excepcional integridade.
Download do texto completo